segunda-feira, 19 de maio de 2008

Udom- Soba- Lamem







O Udom fresco já vem cozido, mas convém passar rapidamente na água quente e escorrer.
O Udom seco, cozinha-se em água fervente e em um pouco de sal. Ao cozinhar, quando levantar fervura põe água fria para parar de ferver. Faça isso umas duas vezes. Este processo chama-se "sashimizu". Faz-se isto para que o udom cozinhe por igual. (Para não ficar al dente)
O mesmo processo é usado para cozinhar o soomem. (macarrão finíssimo-cabelo de anjo japonês)
O soomem é cozido e depois é lavado sob uma torneira de água corrente por algum tempo. Assim o soomem fica brilhoso, sem odor de farinha. Este processo chama-se "sarassu"- que significa alvejar.
Hiyashi Soomem- soomem gelado. O caldo temperado (cakediru) pode ser usado o mesmo de udom.


Soba- é um macarrão escuro, feito com farinha de trigo, misturado com trigo sarraceno. Geralmente encontrado secoem pacote para amolecer. Regue água fria após o cozido. escorra bem.
Sirva da mesma maneira do udom. Pode usar o mesmo caldo temperado.


Lamem- Instant lamem

Lamem a moda japonesa. Cozinhe o lamem, seguindo as instruções do fabricante. Passe rapidamente por água quente, escorra e põe na tigela. Regue o caldo. Decore a superfície com ingredientes escolhidos.
P. ex: cebolinha picada, cenoura em palito aferventado rapidamente, yakiniku ( bovina ou suína), wabame ( demolhado), milho em lata, rodelas de quiabo aferventado e cortado em rodelas.

Nenhum comentário: