segunda-feira, 2 de junho de 2008

Polvo/ Lula


Polvo:


Lave o polvo, retirando as eventuais sujeiras. No meio das pernas (tentáculo) tem um orifício. Retire a cartilagem dura, bata o polvo na pia (p/amolecer a carne). Põe numa tigela, põe bastante sal e esfregue bem, como lavar roupa. Lave debaixo da torneira muito bem. Ferva a água, junte o sal, um pouco de sakê e um saquinho de chá (ban chá). caso não tive o chá de saquinho pode por as folhas de chá num pano limpo, amarre bem para que as folhas de chá não se soltem. põe algumas rodelas de nabo. Deixe ferver 7 a 10 minutos (mas estes minutos dependem da espessura dos tentáculos). Para verificar se está cozido, enfie um palito comprido na parte mais grossa. Deve espetar facilmente. Retire, e para facilitar o corte, ainda quente enrole no filme (magipack) deixando reto. deixe esfriar. para "sashimi" corte em fatias enviesadas, finas e guarneça no prato usando nabo em filetes (ken), cenoura, pepino,etc..
Para temperar, passe as fatias na farinha de trigo, no coromo e frite. para salada com pepino, use o tempero "amazu". ver receita (koohaku namassu).


Lula(Ika):


A lula "fresca" é esbranquiçada. lave bem em água corrente. retire as pernas puxando-as. As visceras virão juntas. Retire a cartilagem que fica no centro. retire os olhos cortando. retire uma longa cartilagem que fica no meio do corpo. Retire o saco de tinta e separe as pernas das vísceras. Lave bem. Retire a pele fina que encobre. Se quiser usar em anéis, corte em rodelas. Lave bem esfregando bastante sal. Passe por água limpa. Se cortar em fatias dê cortes. Se usar em anéis (para tempura) passe rapidamente na água quente. enxugue, passe na farinha de trigo, depois no coromo e frite. para " teppan yaqui " pode ser em rodelas ou fatias.




Nenhum comentário: